Quem Sou

DADOS PESSOAIS

Nome: Marcos Valente Serra

Cognome: Pamam

Naturalidade: Fortaleza – Ceará – Brasil

Data de nascimento: 04 de março de 1953

Residência: Fortaleza – CE

 

DADOS ACADÊMICOS

Graduação: Administração de Empresas

Estabelecimento de Ensino: Escola de Administração do Ceará – Universidade Estadual do Ceará

Ano da graduação: 1977

 

BREVE HISTÓRICO PROFISSIONAL

  • Eu iniciei as minhas atividades profissionais ainda quando acadêmico, trabalhando como auditor na maior empresa de auditoria independente do Brasil, na época, cuja empresa era genuinamente brasileira, realizando os trabalhos de auditoria em empresas dos mais diversos segmentos de mercado, tais como: comércio, indústria, prestação de serviços, bancos, financeiras, créditos imobiliários, companhias de eletricidade, companhias de saneamento, etc.;
  • Após trabalhar como auditor independente, passei a trabalhar em diversas empresas dos mais diferentes segmentos de mercado, exercendo os mais variados cargos, tais como: gerente geral, auditor interno, diretor administrativo-financeiro, gerente de controladoria, etc. Nessa época, os profissionais que mudavam constantemente de emprego não eram vistos com bons olhos, mas eu preferi colher os conhecimentos e as experiências inerentes aos cargos que exerci, a ser bem visto aos olhos daqueles que me rodeavam, como se eu não fosse um funcionário fiel, pois que fiel eu o era, uma vez que sempre honrei aos cargos exercidos;
  • Posteriormente, fundei a minha própria empresa de prestações de serviços, que consistia em prestar serviços de desenvolvimento de software, processamentos de dados, consultoria contábil, consultoria de organizações e métodos, auditoria, etc.;
  • Ao me desligar da empresa, deixando-a nas mãos do meu sócio, passei a atuar na recuperação de empresas consideradas como estando praticamente falidas, tendo recuperado três das quatro em que atuei, não tendo recuperado a quarta em razão do seu reduzidíssimo porte, além de se encontrar completamente desprovida dos mínimos recursos para a sua alavancagem.

 

CONTEXTO DAS PRINCIPAIS LIÇÕES PROFISSIONAIS APRENDIDAS

  • Aprende-se tanto nas grandes empresas como nas médias e pequenas, embora os ambientes de trabalho e os mercados de atuação venham a ser diferentes uns dos outros, mas desde que o profissional da administração saiba pôr em prática todo o seu ecletismo e toda a sua resiliência;
  • Alguns problemas administrativos com que nos deparamos no dia a dia geralmente exigem decisões que requerem de nós tudo quanto acumulamos em nosso acervo de conhecimentos e de experiências, enquanto outros são similares às decisões já tomadas, em que geralmente acertamos naturalmente a estas decisões tomadas, mas outras vezes erramos, o que também é natural, pois que somos empíricos, porém sempre procurando minimizar os erros em que incidimos, uma vez que temos que saber avaliar os riscos das nossas decisões tomadas, por isso nós devemos aprender tanto com os acertos como com os erros;
  • Determinados investimentos para o crescimento da empresa, obviamente que com vistas ao incremento do faturamento, com uma maior participação no mercado, além dos conhecimentos administrativos, requer um maior acervo de experiências por parte do administrador, o qual é obrigado a expor toda a sua técnica, mas, se possível, deve-se recorrer à assessoria por parte de alguém que detenha em si o talento comercial, pois que este talento é inato no ser humano, por isso pode até ser um tanto desprovido de uma maior técnica;
  • Uma contabilidade bem organizada, que retrate com fidedignidade as demonstrações financeiras da empresa, é de fundamental importância para a tomada de decisões, para que o administrador possa controlar os custos, as despesas e planejar os investimentos, em conformidade com o seu orçamento;
  • Um ambiente de trabalho sadio e bem integrado, aliado a uma boa política de recursos humanos, é de fundamental importância para otimizar as atividades operacionais da empresa, pois que uma maior produtividade exige sempre uma maior satisfação por parte dos funcionários;
  • Os clientes e os consumidores devem ser o alvo de um cuidado todo especial, com a empresa envidando todos os esforços possíveis no intuito de adquirir a sua máxima confiança, sempre com honestidade, lisura e integridade nas suas ações de vendas;
  • O mesmo procedimento deve ter também para com o seus fornecedores.

 

O ASPECTO FILOSÓFICO

  • A partir de um certo tempo, quando já me encontrava na madureza, mesmo exercendo as minhas atividades profissionais, eu passava as noites me dedicando aos estudos da Filosofia, às vezes varando as madrugadas. Mas todas essas minhas elucubrações não chegavam a satisfazer ao meu espírito, que ansiava cada vez mais por conhecimentos e experiências que fossem de natureza transcendental;
  • Estando convicto de que já tinha adquirido um razoável acervo de conhecimentos e de experiências nas áreas administrativas dos mais diversos tipos e portes de empresas, decidi abandonar a todas as minhas atividades profissionais, para me dedicar, única e exclusivamente, aos estudos mais profundos da Filosofia, cujos estudos me possibilitaram escrever sobre os diversos assuntos que lhe dizem respeito, os quais não se encontram na literatura mundial da maneira realística e esclarecedora de como eles são transmitidos.

 

Romae