05.02.04- A racionalidade na burocracia

A Adm. de Empresas
14 de outubro de 2020 Pamam

A racionalidade é o caráter daquilo que é racional, lógico, compreendendo a capacidade de exercer a própria razão, por isso o conceito de racionalidade é muito ligado à burocracia, já que implica na adequação dos meios para se alcançar os fins a que se destinam, o que no conceito burocrático significa eficiência. Daí a razão pela qual a racionalidade na burocracia é baseada nos seguintes fatores:

  1. Normas e procedimentos por escrito;
  2. Caráter legal das normas e procedimentos;
  3. Caráter formal das comunicações;
  4. Impessoalidade no relacionamento;
  5. Divisão do trabalho;
  6. Hierarquização de autoridade;
  7. Competência técnica e meritocracia;
  8. Especialização dos cargos;
  9. Profissionalização;
  10. Previsibilidade na execução das tarefas;
  11. Previsibilidade nas tomadas de decisões;
  12. Previsibilidade na execução das tarefas.

Continue lendo sobre o assunto:

Prolegômenos

01- AVISO

Se você realmente vai se dispor a ler o que aqui está escrito, recomendo a não se espantar e muito menos se admirar sobre tudo aquilo que aqui irá...

Leia mais »
Prolegômenos

02- INTRODUÇÃO

Eu vou desenvolver a esta explanação acerca de A Filosofia da Administração, utilizando-me logo de um método: o da repetição. Não se deve radicalizar severa e abruptamente contra a...

Leia mais »
Romae