05.01.03- A metodologia de estudo da Administração Científica

A Adm. de Empresas
28 de agosto de 2020 Pamam

O serviço dos trabalhadores era desqualificado e tratado com certo desleixo pelas empresas, quando então Frederick Taylor procurou buscar alcançar um maior rendimento dos serviços prestados pelos trabalhadores, através do estudo dos tempos e movimentos, mostrando que uma grande quantidade de trabalhadores desqualificados significava uma baixa produtividade, ocasionando como resultado lucros decrescentes, forçando as empresas a contratarem ainda mais trabalhadores para produzirem o desejado.

O estudo dos tempos e movimentos tinha como objetivo acelerar o processo produtivo, produzindo cada vez mais em menos tempo, sem olvidar da qualidade. Em seus estudos, Frederick Taylor tinha em mente o seguinte:

  1. Caberia à gerência determinar aos trabalhadores uma jornada de trabalho controlada e supervisionada, sem interrupções, podendo os trabalhadores somente pararem para descansar quando fosse permitido, com a particularização de cada movimento;
  2. Como os trabalhadores conheciam mais a função do que o gerente, este deveria aprender os métodos de trabalho com aqueles para então cobrar dos seus operários, com isso a gerência não podia deixar o controle do processo de trabalho nas mãos dos trabalhadores;
  3. Com o conhecimento da produção, a gerência poderia estabelecer os tempos e movimentos necessários;
  4. O ritmo lento do trabalho e a ociosidade eram inimigas da produção.

Frederick Taylor não mantinha preocupação com o avanço tecnológico, pois estava mais preocupado em controlar o trabalho em qualquer nível de tecnologia. Assim:

  1. Realizou pesquisas para analisar como o trabalhador poderia produzir mais em um ritmo de trabalho controlado;
  2. Acreditava que o trabalhador deveria aprender apenas a executar uma função, sem que perdesse tempo analisando o trabalho, uma vez que ele não tinha nem tempo e nem dinheiro para isso, com essa responsabilidade cabendo à gerência.

 

Continue lendo sobre o assunto:

Romae