01- OS FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

A Adm. de Empresas
10 de junho de 2020 Pamam

Alguns fundamentos acerca da Administração são de fundamental importância para que as pessoas possam se situar a contento na arte de administrar, uma vez que ela é a mais democrática de todas as parcelas do Saber, pois em tudo ela se aplica, como, por exemplo, na administração da vida, em que todas as ações devem ser devidamente pensadas, na administração do lar, para que o ambiente esteja sempre limpo e sandio e que por isso deu origem ao programa 5S, que veremos mais adiante, na administração do orçamento doméstico, para que as despesas não ultrapassem as rendas, na administração dos laços familiares, para que o amor familiar venha a prosperar, na administração das amizades, para que se estreitem os laços afetivos, na administração da saúde, para que não venham a prosperar as doenças, na administração da higiene pessoal, para que se mantenha o corpo sempre limpo, na administração dos sentimentos, para que se cultivem os sentimentos superiores, na administração dos pensamentos, para que se cultivem os pensamentos positivos, e em tudo o mais em que o ser humano se ocupa neste mundo.

E dizemos que a Administração é a mais democrática de todas as parcelas do Saber, porque além de se aplicar em todos os setores da vida, todos podem exercer a essa atividade profissionalmente, sem que seja necessário um diploma superior ou técnico, como exigem as demais profissões, como, por exemplo, somente aqueles que cursaram a faculdade de Medicina podem exercer o papel de médico, somente aqueles que cursaram a faculdade de Ciências Contábeis podem assinar balanços e outros papéis, somente aqueles que cursaram a faculdade de Odontologia podem exercer o papel de odontólogo, etc. Mas qualquer ser humano pode exercer o papel de administrador, tendo cursado ou não a Faculdade de Administração, inclusive, vejam só, o próprio analfabeto, desde que seja equiparado ao administrador, apesar de não poder analisar relatórios e outros papéis, sendo deficiente neste sentido, mas, de qualquer maneira, teoricamente pode ser um administrador.

Mas os estudiosos do assunto se ocupam com mais intensidade, em primeiro plano, da Administração de Empresas e, em segundo plano, da Administração Pública, embora ambos os cursos venham a ser relevantes. Isto se explica porque as empresas são as grandes responsáveis por alavancar a economia do mundo, produzindo bens e serviços para a população em geral, em que nelas atuam a maior parte dos seres humanos, exercendo as mais diversas atividades, que englobam desde o faxineiro até o presidente; enquanto que os órgãos públicos são os grandes responsáveis por gerir as nações, os Estados e as cidades, prestando os mais diversos serviços, visando proporcionar o conforto e o bem-estar das pessoas, solucionando os problemas que por ventura apareçam, mantendo a todos dentro de um regime de ordem e progresso, sob os auspícios das leis e dos princípios.

Todos os espíritos quando encarnam trazem consigo as suas vocações e os seus talentos para exercerem uma profissão, seja ela na área privada ou pública, embora precisem de um treinamento para exercerem as suas profissões, que pode ser realizado em um curso superior, em um curso técnico, ou mesmo ofertado pelas empresas e pelos órgãos públicos, cuja intenção é capacitar cada vez mais os funcionários, para que eles possam exercer com mais perfeição as suas atividades, aumentando assim a produtividade.

Desde que o ser humano, seja ele um simples funcionário, ou ocupe um cargo de direção, saiba fazer o seu trabalho e o que seja necessário para cumprir com o desempenho da sua função, será um excelente profissional, desde que também se ocupe em lapidar a sua moral e a sua ética, tornando-se educado, pois todo aquele que é mal-educado jamais será um bom profissional.

Um dos problemas com que se defrontam aqueles que ocupam cargos de direção, consiste em saber empregar a contento aqueles que lhes são subordinados, devendo sempre atentarem para as suas capacitações e caracteres. Eles, como se pode constatar, são capazes de gerir com maestria tanto os negócios privados como os públicos. Mas quando não sabem empregar a contento aqueles que lhes são subordinados, descambam para a incompetência e o erros, arruinando assim a organização em que atuam.

É de fundamental importância que aqueles que ocupam cargos de direção, saibam executar os serviços de todos os seus subordinados, para que assim possam orientá-los nas execuções das tarefas cotidianas, para que eles venham a executá-las com a maior perfeição possível, cientes de que são dirigidos por aqueles que possuem uma maior capacitação, para que assim não venha a haver nenhuma revolta em termos de competência, quando passam a considerar que são mais capazes do que os seus superiores e então passam a almejar o cargo de direção, valendo-se da questão da competência. Deve-se aqui ressaltar que não é somente a execução dos serviços especializados que traduzem a competência dos funcionários, inclusive aquelas que os superiores não sabem executar, pois as próprias competências dos cargos de direção exigem outras especializações.

Há também que se considerar que aqueles que ocupam cargos de direção, saibam conduzir com destreza os seus subordinados, procurando serem justos e corteses com os seus subalternos, elogiando quando necessário, sempre com um sorriso de satisfação, para incentivar as ações realizadoras, e reprimindo as faltas quando preciso, sempre com seriedade, sem excessos, para reprimir as ações não realizadoras, inclusive aquelas que denotam falhas de caráter.

Ao passo que aqueles que são subordinados, devem encarar os seus superiores como sendo aqueles que lhes proporcionam uma maior capacitação, adotando uma postura de respeito e estando sempre dispostos a cumprir às ordens, pois que elas devem se referir a um competente labor organizacional, com vistas ao crescimento e ao aperfeiçoamento da organização.

Deve ser levado em consideração que todos os espíritos se encontram aqui na Terra para realizarem cursos de aperfeiçoamento em todos os setores da vida, e entre estes cursos de aperfeiçoamento se encontram os cursos profissionais, já que todos devem encarar com a máxima seriedade as profissões que exercem, desde o faxineiro ao maior executivo, já que todas as tarefas têm lá as suas importâncias, pois que a Economia é essencial para o progresso deste mundo, e são as empresas que fazem girar a economia mundial.

 

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