01.01- O que é administrar

A Adm. de Empresas
11 de junho de 2020 Pamam

Os compêndios trazem em seu escopo que administrar, do latim administrare, é gerir negócios públicos ou privados, sendo que esta é a função do administrador. Reger com autoridade suprema. Governar. Dirigir. Exercer a função do administrador.

Mas para que possamos compreender realmente os fundamentos da Administração, nós temos antes que compreender qual seja o real significado da palavra administrar, pois embora os compêndios tragam em seu escopo que o termo é proveniente do latim administrare, ele pode ser compreendido de outra maneira, desde que busquemos um outro significado em relação à etimologia da palavra.

Em latim, o prefixo ad possui diversas significações, tais como direção, fim de movimento e começo de ação. Já o termo ministrar, proveniente do latim ministrare, possui a conotação de dar, prestar, fornecer, no sentido de ministrar informações voltadas para a exatidão, pois que é através das informações voltadas para a exatidão que alguém ministra as suas ações, exercendo algum cargo em uma organização, pública ou privada, em que através desse cargo ele toma as decisões que lhe são inerentes, consoante as tarefas que desempenha, para as quais as suas ações se encontram voltadas.

Assim, nós podemos considerar que a junção do prefixo ad com a palavra ministrar, que passa a formar a palavra administrar, assume o seu verdadeiro significado, que é justamente o de aproximação com as ações que dizem respeito às tarefas a serem realizadas, de direção dessas tarefas, do aumento da capacidade das suas realizações, acrescentando novos procedimentos, para que assim possa ocorrer uma mudança de estado, em sua rotina, transformando-as para um estado mais eficiente, pois que o objetivo de quem ministra é alcançar a máxima eficácia em seu ministério, dando continuidade às suas tarefas de modo sempre eficiente, prestando serviços de alta qualidade, ao fornecer as informações que ministra, sempre voltadas para a exatidão, pois que é através das informações que, ao se encontrar ministrando na ocupação de um cargo em uma determinada organização, alguém passa a tomar as decisões que lhe são inerentes, consoante as tarefas que desempenha, fazendo a parte que lhe cabe em função do todo da organização, que assim faz emergir a sinergia entre as partes, por isso os estudiosos da Administração afirmam que o todo é maior do que as partes.

 

Continue lendo sobre o assunto:

Romae